Conheça os benefícios da hidroginástica para a melhor idade

4283A_post_hidro

Com o avanço da idade o nosso corpo sofre diversas mudanças significativas como perda de musculatura, diminuição da densidade óssea, redução da capacidade aeróbica, além isso o equilíbrio e as funções motoras também sofrem alterações. Mas é possível desacelerar o processo de envelhecimento e degeneração orgânica com alimentação correta, exercícios físicos regulares e adequados.

Para a melhor idade, a hidroginástica é uma atividade muito indicada, pois traz diversos benefícios para o organismo sem gerar impactos negativos. Por ser uma atividade realizada na água é considerada de baixo impacto e não oferece risco de queda para o idoso, assim ele se exercita e fortalece o corpo sem forçar demais as articulações. Conheça alguns benefícios:

  • Ativação da circulação sanguínea:

Quando estimulamos os batimentos cardíacos o sangue flui pelo organismo mais intensamente, liberando os vasos sanguíneos e fazendo com que o sistema circulatório trabalhe mais livremente. A água aquecida também contribui para a vasodilatação e ajuda a amenizar as varizes.

  • Fortalecimento do sistema respiratório:

O coração vai bater mais rápido, o sangue vai fluir de maneira mais livre e intensa e as células vão exigir oxigenação, assim, o sistema respiratório é estimulado, desintoxicado e os pulmões se fortalecem, o que resulta em mais fôlego para atividades do dia a dia.

  • Aumento da flexibilidade:

Com o passar do tempo o corpo também perde sua flexibilidade e as pessoas da melhor idade podem ter os movimentos comprometidos por conta dessa perda. Ao movimentar o corpo, as articulações são trabalhadas, as dores reduzem e o idoso gradativamente ganha movimentos mais amplos.

  • Melhora da coordenação motora e do equilíbrio:

Por ser um exercício praticado na água, o risco de quedas é mínimo na hidroginástica. Por esse motivo, a atividade ajuda o idoso a recuperar a habilidade de se equilibrar, além de ajudar a desenvolver a coordenação motora.

  • Fortalecimento ósseo:

A hidroginástica proporciona o fortalecimento dos ossos sem oferecer grandes riscos, por ser um exercício de baixo impacto. Além disso previne osteoporose e reduz o risco de fraturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s