O envelhecimento vem acompanhado de uma série de efeitos diferentes no nosso organismo. Algumas doenças degenerativas como é ocaso da osteoporose, artrite, arteriosclerose e outras, podem começar a surgir e simples ações ajudam a ameniza-las, como a prática regular de exercícios e um cuidado especial com a nutrição.
A prescrição de exercícios deve ser individualizada, já que as alterações morfológicas e funcionais que ocorrem nessa época requerem atenção especial. As atividades físicas mais recomendadas são as musculares e aeróbias de baixo impacto (exercícios com pesos, exercícios musculares com resistência, caminhar, natação, ciclismo, hidroginástica), que estão associadas com um menor risco de lesões musculoesqueléticas. É extremamente importante acrescentar o trabalho muscular que, além de preparar a musculatura para a atividade física, irá prevenir e amenizar a sarcopenia (perda de massa e força na musculatura esquelética). Irá também melhorar a diminuição da massa óssea, contornando muitas patologias que surgem com o avanço da idade.
A perda da força muscular está associada com instabilidade, quedas, incapacidade funcional e perda da massa óssea. Este trabalho deve ser orientado para que não traga malefícios às articulações e a própria musculatura do idoso. A atividade física regular na terceira idade proporciona muitos benefícios na composição corporal, neuromuscular, metabólica, postural, articular e psicológica, o que além de servir na prevenção e tratamento das doenças próprias desta idade (hipertensão arterial, patologias coronárias, osteoporose), melhora significativamente a qualidade de vida do idoso, sua independência e integração social.
Na E13 é possível encontrar diversas modalidade que ajudam em todas essas questões ditas acima. Hidroginástica, natação, musculação e exercícios funcionais são algumas das atividades que podem ser encontradas por lá e são extremamente recomendadas para a terceira idade. Lembrando que todas elas são sempre acompanhadas por um profissional qualificado que irá direcionar corretamente caso a caso.
Vale a pena conferir!