Estudo mostra que alongamento exercita flexibilidade e deve ser prática regular de quem faz atividade física

Alongar é uma necessidade para quem pratica atividade física. Mas é melhor antes, depois do exercício ou nesses dois momentos? A resposta para essa pergunta é: sempre!

O alongamento melhora a flexibilidade, que é uma das capacidades físicas fundamentais para a realização de qualquer atividade. Toda rotina de treinos, independente de seus objetivos ou modalidade, deve incluir exercícios de alongamento.

Apesar do consenso quanto à necessidade de fazer alongamento, existem controvérsias a respeito desta prática, principalmente quanto à eficácia na prática antes do exercício para prevenção de lesões.

Entretanto, um estudo da ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva) concluiu que o benefício do alongamento ocorre a médio e longo prazo, melhorando a flexibilidade, e não de um efeito imediato por alongar antes da prática de exercícios.

Em outras palavras, o alongamento deve ser feito como prática regular, podendo até ser realizado antes do outras atividades. O importante é perceber que seu efeito aparecerá a médio e longo prazo, assim como acontecem com os exercícios de força e resistência.

O que é uma prática comum e não recomendada é o alongamento imediato após o treino, principalmente os de intensidade e ou prolongados. A contra indicação se justifica pela existência de micro-traumas nos músculos exercitados. Alongá-los neste momento pode provocar maior dano muscular.

É importante lembrar que toda atividade física, seja alongamento ou treino, deve ser realizada após avaliação médica e com devida orientação de profissionais de Educação Física. Venha fazer sua avaliação e movimente-se na Espaço 13!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s