Como retomar a rotina de exercícios após as festas de fim de ano?

O fim de ano sempre vem acompanhado de muitas festas e viagens, diminuindo os treinos e aumentando a ingestão de comida e bebidas alcoólicas. Após este período, inicia-se um novo ciclo, renovam-se as metas e a motivação. É preciso redescobrir os bons hábitos e retomar a prática de atividade física. Mas se está difícil voltar à rotina, aqui vão algumas dicas para ajudar! 

Inserir um novo comportamento ou retomá-lo é algo que requer cautela e pode levar um tempo para o corpo se acostumar. Por isso é importante não dar “passos maiores que as pernas” e respeitar os limites do corpo e da mente. Se puder, com o auxílio de um educador físico, comece fazendo um calendário de atividades desejadas para o novo ano. 

Também é importante definir metas realistas. Crie objetivos realistas e progressivos, sempre tendo em mente o que você realmente pode fazer. Desse modo, a sensação de satisfação e de dever cumprido é garantida, o que fará com que o foco seja mantido em longo prazo.

Alongue-se! Os alongamentos devem sempre fazer parte da rotina de treinos. Com os dias de folga e excessos, eles são ainda mais importantes para quem está retomando a prática de atividade física. A realização de exercícios de alongamentos antes e depois dos treinos ajudará o corpo desabituado ao esforço extra a preparar os músculos e prevenir lesões e dores. 

Outra dica valiosa é cuidar da alimentação. Comer bem e de forma saudável é imprescindível para todos, mas quem está voltando a treinar, a importância é ainda maior. A alimentação equilibrada contribui não só para as carências nutricionais, mas também para a reposição de energia e disposição durante os treinos. Consulte um nutricionista. 

Vale lembrar que tudo bem pegar umas férias do treino, para muitas pessoas isso é necessário, não é preciso sentir culpa por isso. O importante é que seja um momento temporário e você volte em breve para os exercícios.

Venha se movimentar com Espaço 13!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s