Importância da hidratação durante atividade física

Hidratação deve ser feita de forma consciente, pois a perda de líquidos é significativa e a reposição é de extrema importância

É fato que a hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da faixa etária, sexo e biotipo físico. E isso se torna mais evidente quando praticamos atividades físicas, uma vez que nosso corpo elimina grande quantidade de líquido por meio do suor. Mas ainda ocorrem dúvidas quando o assunto é hidratação durante a atividade física. Afinal, devemos ou não beber água ou outros líquidos no decorrer do treino?

Ao longo de um dia normal, podemos perder até 2.300 ml de água. E em temperaturas mais elevadas esse índice pode chegar a 3.300 ml. Além da temperatura, outros fatores podem contribuir para a desidratação, como a intensidade e duração dos exercícios físicos. 

É preciso ficar atento! Cerca de 60% da composição corporal humane é feita de água. A perda de 10% da água corpórea pode levar a tonturas, dificuldades de concentração, espasmos musculares e problemas renais. E se índice for superior a 20%, pode ser fatal. 

Quando suamos em excesso, além da perda de água, também perdemos eletrólitos, uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. Dependendo do tipo e da intensidade dos exercícios, água pura pode não ser a forma ideal para repor as perdas ocorridas.

Em casos de atividades superiores a uma hora de duração e, principalmente, corridas de longa distância e maratonas, isotônicos e bebidas esportivas podem ser uma boa opção. Esses produtos são ricos em calorias, vitaminas e sais minerais, essenciais para repor, sobretudo, os eletrólitos perdidos.

Por outro lado, o excesso também é prejudicial, além de comprometer o desempenho durante o treino, pode causa mal-estar. A hiper-hidratação pode provocar a queda dos níveis de sódio no organismo e também leva a fortes dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Lembre-se! Deve sempre buscar a ajuda de um profissional de saúde e ajustar a estratégia à sua necessidade e condição… mas hidrate-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s