Hidroginástica para gestantes: saiba como modalidade pode fazer diferença na hora do parto!

 

Já se sabe que a atividade física durante a gestão é uma grande aliada para evitar o ganho excessivo de peso, melhorar o condicionamento físico e controlar a ansiedade da futura mamãe. Por outro lado, as mudanças no corpo afetam a mobilidade e podem dificultar a rotina de treinos. Para a mamãe que quer se manter ativa durante a gravidez, a hidroginástica para gestantes é uma ótima opção de exercício. Saiba como essa modalidade pode fazer a diferença!

Ao longo dos nove meses, a gestante precisa se adaptar ao peso extra, que exige maior força muscular. A hidroginástica garante melhor condicionamento físico sem sobrecarregar o corpo. Isso porque quando estamos dentro de uma piscina, nosso peso diminui cerca de 50%, devido à chamada Força de Empuxo – aquela que nos empurra para a superfície enquanto tentamos nadar para o fundo.

Dessa forma, durante o exercício, a água atua como suporte para o corpo, eliminando o impacto dos movimentos sobre as articulações, ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura e evita dores que aparecem conforme a barriga aumenta, como as famosas dores nas costas. Sem contar que a água é extremamente relaxante!

E os benefícios não param por aí: o inchaço nas pernas é um dos principais incômodos durante a gravidez. Os movimentos realizados na hidroginástica funcionam como uma drenagem natural, eles diminuem os edemas e estimulam a circulação, inibindo também a formação de varizes.

Além disso, como a hidroginástica para gestantes também fortalece os músculos do períneo e do abdome, a mamãe tende a sentir menos dores durante o parto. Um estudo realizado pela Unicamp (Universidade de Campinas) avaliou os efeitos da atividade sobre um grupo de 71 gestantes: delas, 34 fizeram hidroginástica durante a gestação; 37 não fizeram.
Foi constado que apenas 9% das praticantes solicitaram analgésicos no momento das contrações, contra 67% do grupo não praticante.

Vale lembrar que, assim como qualquer esporte, a prática de hidroginástica requer liberação médica e acompanhamento de um profissional. Na Espaço 13 tem um time especialistas esperando por você. Marque uma aula experimental e venha se movimentar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s