Como exercício físico pode beneficiar sua saúde mental?

exercicio fisico

Além de ajudar no bem-estar físico, fazer exercícios contribui para qualidade de vida e equilíbrio entre corpo e mente

Todo mundo sabe que o exercício praticado com regularidade é bom para o corpo. Mas você sabia que a atividade física também é uma das maneiras mais eficazes para melhorar a saúde mental? O exercício físico regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, ansiedade, entre outros. 

Além disso, também pode contribuir no alívio do estresse, melhora memória, o estado de humor e ajuda na qualidade do sono. E o melhor, independente da idade ou nível de atividade, é possível aprender a usar o exercício como uma ferramenta poderosa para se sentir melhor. 

É claro que a saúde da mente depende de inúmeros fatores, porém, adotar o hábito de praticar exercícios físicos é um importante passo para uma vida mais equilibrada. Veja a seguir alguns dos benefícios que a prática regular de exercícios pode proporcionar. 

Redução do estresse

Teve um dia estressante? Experimente sair para correr ou praticar qualquer outro tipo de atividade aeróbica. Essa modalidade de exercício aumenta a concentração de norepinefrina, que é um neurotransmissor capaz de controlar a resposta do cérebro ao estresse. E, ao se exercitar, além de auxiliar no controle da sensação atual, estará fortalecendo o seu corpo para lidar com situações de estresse no futuro. Esse tipo de atividade, com intensidade moderada ou intensa, também pode proporcionar alívio para a ansiedade. 

Liberação de hormônios ligados ao bem-estar

O exercício físico estimula a liberação de endorfinas no cérebro, resultando em uma agradável sensação de felicidade e bem-estar. Inclusive, estudos mostraram que os exercícios podem até aliviar os sintomas de pessoas que são diagnosticadas com depressão. E, para ter acesso a esse benefício, basta praticar cerca de 30 minutos de atividades, algumas vezes por semana, já é possível perceber melhoras significativas no humor, por exemplo.

Fortalecimento das habilidades cognitivas

Na medida em que o tempo passa, vamos perdendo nossa capacidade cognitiva. A boa notícia é que os exercícios físicos ajudam a fortalecer o cérebro, retardando essa perda. Por isso, é tão importante manter a mente e o corpo em atividade, para que seja possível se manter mentalmente saudável e, assim, prevenir diversos tipos de doenças, como o Alzheimer, que começa com a perda gradativa da memória.

Auxílio no controle de vícios

Ao realizar uma atividade que proporciona prazer, o cérebro libera a dopamina, que é um hormônio ligado à sensação de recompensa. O mesmo acontece em relação aos vícios, pois é feita uma associação entre a substância ingerida, como álcool e drogas, ou à atividade realizada, como jogos e compras. Os exercícios podem servir como um substituto saudável para essas atividades, porque também são capazes de estimular a liberação de dopamina. Por essa razão, a prática de atividades físicas é bastante recomendada para aqueles que desejam se libertar de vícios.

Praticar exercícios físicos faz bem para a mente, para o corpo e para a vida. Exercite-se e tenha mais saúde, bem-estar e disposição para superar todos os desafios que surgirem em seu caminho. Movimente-se com a Espaço 13!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s