Você sabia que o Brasil é o quarto em número de casos de Diabetes?

4776A_diabetes

Saiba como prevenir com atividade física

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, mas no Brasil o mês todo é dedicado à prevenção da doença. A data foi criada em 1991 pela IDF (Federação Internacional de Diabetes) junto à OMS (Organização Mundial de Saúde) com a intenção de estimular o diálogo sobre o Diabetes entre as pessoas e, com isso, disseminar conhecimento, bem como promover ações de prevenção e controle de doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o país com o quarto maior número de casos da doença, com 16 milhões de pessoas portadoras de Diabetes. No mundo, estima-se que há mais de 425 milhões de casos da doença.

O Diabetes é uma síndrome metabólica que acontece pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

A causa do Diabetes ainda é desconhecida, mas uma das melhores formas de prevenção é praticando atividades físicas regularmente. Exercitar o corpo, melhora a circulação sanguínea, dá mais disposição física e mental, melhora o condicionamento físico, ajuda a musculatura e facilita a redução de peso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, bastam 20 minutos de atividade física leve ou moderada por dia, ou 10 minutos de atividade intensa, para atingir a meta ideal de exercício. E se não houver tempo, esse valor pode ser distribuído ao longo da semana.

Comportamentos saudáveis, como manter uma rotina de atividade física diárias, aliados a uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas, previnem não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s