Entenda a importância do descanso entre um treino e outro

Quando se inicia um programa de treinamento na academia, a maioria das pessoas pensa que quanto mais exercícios melhor, que alguns exercícios são bons, mas que com o dobro ou triplo os resultados serão melhores. Mas a grande verdade é que o nosso organismo precisa de certo tempo para se recuperar e é no descanso que acontece o processo de hipertrofia, ou seja, o desenvolvimento e crescimento de determinado músculo devido a um aumento do tamanho das células que o constituem. Nesse processo o descanso é de fundamental importância, pois ajudará a preparar os novos tecidos deixando-os mais fortes para os próximos treinos.
Precisamos entender esse processo de super compensação, que durante os dias de descanso, com uma alimentação adequada, o organismo irá recuperar os “danos” causados pelo treinamento e construir músculos mais fortes. E é assim que acontece, ou deve acontecer todos os dias. O intervalo pode variar dependendo do objetivo e da intensidade do treino, que geralmente está entre 48 e 72 horas, podendo chegar até a uma semana, dependendo do grupo muscular. Nesse fator também pode estar a dificuldade de aumentar a massa muscular, quando treinamos o mesmo grupo muscular sem que ele esteja totalmente recuperado geramos um grande estresse, desfavorecemos o resultado desejado.
Por isso, procure sempre a orientação de um profissional de educação física para preparar o melhor treino para o seu caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s