A chegada do mês de Novembro traz consigo um alerta importante para a saúde do homem: a prevenção do câncer de próstata. E não existe dúvida que as atividades físicas de qualquer modalidade, quando praticadas com regularidade, mostram diminuição significativa no surgimento de alguns tipos de câncer, e com o de próstata não é diferente.
O sedentarismo que muitas vezes causa a obesidade pode ser um importante fator de risco, ligado diretamente ao aumento dos diagnósticos de câncer nos homens. Foi estimado que cerca de 20% dos casos de câncer estejam ligados ao excesso de peso, de acordo com a Pub Med, incluindo o câncer de próstata.Isso se dá pois a obesidade desregula múltiplas vias hormonais, e está associada a altos níveis de insulina, baixos níveis de adiponectina (hormônio proteico que modula vários processos metabólicos), baixos níveis de testosterona, altos níveis de citocinas inflamatórias (que afetam a resposta imune) e cada um desses fatores pode ser determinante para a progressão do câncer.
É importante ressaltar que uma alimentação saudável e balanceada, aliada a prática de exercícios físicos com regularidade, pode ajudar a aumentar os bons resultados de prevenção.