Novembro Azul: prática de atividade física regular diminui o risco de câncer de próstata

1369A_post_novembroazul

A chegada do mês de Novembro traz consigo um alerta importante para a saúde do homem: a prevenção do câncer de próstata. E não existe dúvida que as atividades físicas de qualquer modalidade, quando praticadas com regularidade, mostram diminuição significativa no surgimento de alguns tipos de câncer, e com o de próstata não é diferente.

O sedentarismo que muitas vezes causa a obesidade pode ser um importante fator de risco, ligado diretamente ao aumento dos diagnósticos de câncer nos homens. Foi estimado que cerca de 20% dos casos de câncer estejam ligados ao excesso de peso, de acordo com a Pub Med, incluindo o câncer de próstata.Isso se dá pois a obesidade desregula múltiplas vias hormonais, e está associada a altos níveis de insulina, baixos níveis de adiponectina (hormônio proteico que modula vários processos metabólicos), baixos níveis de testosterona, altos níveis de citocinas inflamatórias (que afetam a resposta imune) e cada um desses fatores pode ser determinante para a progressão do câncer.

É importante ressaltar que uma alimentação saudável e balanceada, aliada a prática de exercícios físicos com regularidade, pode ajudar a aumentar os bons resultados de prevenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s